Taxa de Esforço, Spread e Seguros Associados aos Créditos

A perspetiva de obter um crédito à habitação traz até nós um lote de novos vocábulos que deverão ser olhados com alguma atenção:

Taxa de Esforço:

Como o nome indica reflete a parte do nosso rendimento familiar que ficará condicionado aos encargos Financeiros e outros custos fixos. Ou ainda, corresponde a uma percentagem do nosso rendimento que fica cativa, de forma direta ou indireta. Algumas entidades bancárias recorrem à informação publicada pelo INE, mais particularmente ao consumo médio das famílias.
 
Os indicadores apresentados e defendidos apontam para uma taxa de esforço que poderá variar entre 30 e 50%. Contudo, para as taxas variáveis o ideal é que seja inferior a 35%, devido à influência da taxa Euribor ou incumprimento de algumas clausulas que podem impedir a obtenção de uma taxa bonificada. Ou seja, o encargo financeiro a contratar, que corresponde a uma prestação baixa devido à taxa reduzida, poderá sofrer um incremento considerável que em termos exemplificativos corresponde a cerca de 5,3% (taxa mais alta dos últimos 20 anos sem bonificações). É neste extremo, considerando um cenário pessimista, que é avaliada a capacidade de cada orçamento familiar suportar um aumento da prestação mensal.
Este teste é apresentado na FINE, sempre que é apresentada uma simulação de crédito que sensibiliza-nos para a necessidade de criar uma poupança, que se transformará numa almofada financeira ou irá capacitar-nos para custos extra, não expectados.

Spread, Euribor e TAN

De forma indireta o spread corresponde à rentabilidade de cada banco e cada um vai definindo o limiar de spread a atingir ou o valor de referência, dependo da estratégia a ser seguida. Atualmente, como a Euribor apresenta valores negativos e o mercado financeiro tem uma concorrência aguerrida, o spread não tem grandes divergências de banco para banco, situando-se atualmente próximo de 1%.
Esta taxa é associada à Euribor, que é uma abreviatura para Euro Interbank Offered Rate, e corresponde à taxa de juros média dos empréstimos interbancários sem garantia da Zona Euro. O cálculo é efetuado todos os dias e considera as taxas dos principais bancos europeus, excluindo-se os valores extremos — os 15% mais altos e os 15% mais baixos.
Consoante o prazo poderá ser utilizada a EURIBOR de 3 meses, 6 meses ou 12 meses, correspondendo ao período da sua revisão e atualização, em cada crédito. O Spread em conjunto com a Euribor determinam a TAN (Taxa Anual Nominal) a qual irá proporcionar o cálculo de juros a pagar. É aqui que reside base de argumentação negocial o qual deriva do ajuste ao cenário mais adequado para cada família, perspetivas, objetivos e riscos associados.
Atualmente, se o spread em carteira é superior a 1% deverá ponderar renegociar o seu crédito e caso queira reforçar a argumentação poderá recorrer a um profissional de intermediação de crédito que o auxiliará em todo o processo de forma gratuita. Consulte o Banco de Portugal para obter o contacto de um Intermediário de crédito autorizado ou envie mensagem para cmatias5963@gmail.com.

Os Seguros Multirriscos e Vida

O seguro multirriscos visa salvaguardar o bem financiado e o Seguro Vida cobre as entidades geradoras de rendimento e que garantem o cumprimento do contrato estabelecido.
Deixo aqui alguns alertas que na altura do seleção do seguro podem salvaguardar problemas futuros, sendo essa a essência e o motivo da existência dos seguros.

  1. Qual o grau de incapacidade que cobre? 60% ou 66%?
  2. Qual o valor que será coberto / indemnizável? Totalidade do financiamento ou 50%?
  3. O valor apresentado é à data atual ou é uma média? Porque à medida que atingimos maior idade o seguro de vida vai encarecendo.
  4. As condições apresentadas nos seguros são as pretendidas ou querem aumentar o âmbito?
  5. Porquê ter vários seguros quando podem ter apenas um?
    Se tiver já um crédito à habitação pode aglutinar outro minimizando os encargos.
  6. Tratando-se de um apartamento quais as coberturas de terceiros, ou seja, se causar danos aos vizinhos como consegue suportar essa despesa?
  7. Como pode alterar o seguro de companhia ao longo da duração do crédito?
    Estando o seguro associado ao banco ou inserido na escritura, que no caso de incumprimento perde as bonificações, a capacidade negocial é quase inexistente, implicando uma aceitação das condições crescentes ou penalização no spread.

Os seguros são obrigatórios para que o financiamento se possa efetuar mas a decisão é sempre sua.

Se pretender saber mais sobre este e outros assuntos contacte-nos:
cmatias5963@gmail.com

Partilhe nas Redes Sociais

Poupe dinheiro todos os meses!

Olá! Eu sou a Cristina Matias, mais conhecida por PT Financeira. Ajudo de forma GRATUITA a melhorar as suas finanças, seja para Créditos Pessoais, Créditos à Habitação, Créditos Consolidados ou Renting & Leasing.

Poupe dinheiro todos os meses!

Contacte-me sem compromissos. Os meus serviços são GRATUITOS!

Artigos Relacionados

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades!